

No dia 18 de Junho de 2010 morreu o promissor autor José Saramago. O escritor português sofria de leucemia além de, nos últimos anos, ter sido internado por diversas vezes devido à problemas respiratórios.
Quem conhecia sua vida e obra sabe o tamanho da perda. Para quem não conhecia vale à pena experimentar a sensação de entrar no universo de Saramago. Por isso, a dica dessa semana é a leitura de seu romance "ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA", narrando sobre uma epidemia - cegueira branca - "metáfora da cegueira social". Acima de tudo, a leitura contribui para a reflexão, fazendo-nos meditar sobre até quando(sob que circunstâncias) o homo sapiens sapien é realmente sapiens sapiens. Outra dica é a leitura minuciosa, atenta a todos os detalhes expostos, o que contribui para a compreensão da temática abordada.
Características do Livro
Número de Paginas : 312
Idioma : Português(Portugal)
Editora: Companhia das Letras
Vale lembrar que Saramago foi o único autor da língua portuguesa a ganhar o prêmio Nobel de Literatura(1998)
p.s:
O cineasta brasileiro Fernando Meireles fez a adaptação de Ensaio sobre a cegueira para o cinema. Um trabalho excelente, e que carrega realmente a alma do livro. O que chama atenção nessa adaptação é que Saramago sempre teve aversão por adaptações de suas obras, porém Meireles conseguiu. Tudo indica que foi aprovadíssimo. Ao final da apresentação do filme José Saramago estava emocionado.
http://www.youtube.com/watch?v=Y1hzDzAvJOY (José Saramago assiste Ensaio Sobre a Cegueira - BLINDNESS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Solta o verbo!